Idealizada pela ambientalista Helena Lúcia, iniciativa levou palestras e oficinas ao primeiro bairro totalmente indígena de Manaus
No coração da Amazônia, mais precisamente na comunidade Parque das Tribos (Tarumã Açu, zona oeste de Manaus), um projeto ambiental está trazendo impactos positivos aos seus moradores. Intitulada “Iguatu”, a iniciativa, aplicada entre os meses de maio e dezembro de 2023, promoveu diversas atividades de conscientização voltadas ao público do local, o primeiro bairro totalmente indígena da capital amazonense.
A ideia, conforme explica a idealizadora do projeto, Helena Lúcia, é disseminar o conhecimento sobre as causas ambientais da região, tendo como foco a preservação do rio Tarumã Açu, que é parte essencial do ecossistema local.
“Realizamos uma série de atividades de educação ambiental voltadas para moradores de todas as idades, com destaque para a participação intensa das mulheres e dos jovens”, destacou Helena.
A ambientalista, que desenvolveu o “Iguatu” em parceria Márcia Vieira e Flávia Ubukata, reforça que o engajamento da comunidade foi fundamental para que o projeto alcançasse o seu objetivo.
“A reação [da comunidade] foi extremamente positiva, pois muitos dos participantes relataram desconhecer as práticas simples e eficazes que poderiam adotar para contribuir com a preservação do meio ambiente”, completou.

(Foto: Divulgação)
A iniciativa se deu por meio de oficinas e palestras, onde foram abordados temas como o reaproveitamento de resíduos orgânicos e a reciclagem do óleo de cozinha para a produção de sabão natural, entre outras práticas sustentáveis.
“O engajamento das crianças e dos jovens da comunidade foi especialmente inspirador, mostrando que a educação ambiental é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos conscientes e preocupados com o futuro do planeta”, frisou Helena.
Reconhecimento
O projeto “Iguatu” tem conquistado reconhecimento não somente no Parque das Tribos, mas também fora de Manaus. Recentemente, em evento promovido em Recife, Helena foi nomeada Jovem Defensora dos Rios e Oceanos. Para a ambientalista, o título ressalta a importância de iniciativas locais para a promoção da sustentabilidade e a preservação ambiental.
Na capital amazonense, o trio, formado por Helena, Márcia e Flávia, foi condecorado com o título de Atitude Cidadã pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a realização do 2º Fórum Estadual Municípios Lixo Zero.
“Em tempos em que a proteção da natureza se torna cada vez mais urgente, projetos como o ‘Iguatu’ são fundamentais para sensibilizar a sociedade e as autoridades sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e de cuidar dos recursos naturais. Que, neste Dia Mundial do Meio Ambiente [celebrado nesta quarta-feira, 05/06], a iniciativa sirva como um lembrete de que a preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação constante, não apenas hoje, mas em todas as nossas ações e decisões futuras”, defendeu Helena.
“Juntos, podemos garantir um futuro mais verde e saudável para as próximas gerações e para o nosso planeta como um todo. A mudança começa em cada um de nós. Vamos cuidar daquilo que é nosso, pois a natureza não depende de nós, mas nós dependemos dela”, concluiu.
Fonte: A Crítica



