Atual tripa do Boi Caprichoso, Alexandre Azevedo é filho de Marquinhos Azevedo, que por 26 anos (1990 – 2016) defendeu o item 10 no Bumbódromo de Parintins e faleceu em dezembro do ano passado
“Vai ser o meu primeiro festival sem ele do meu lado”, declarou emocionado nesta quarta-feira (10) o tripa do boi Caprichoso, Alexandre Azevedo, 37 anos, convidado do terceiro episódio da terceira temporada do “Item 19 – O podcast das galeras” produzido pelo acritica.com. Ele é filho de Marquinhos Azevedo, 59 anos, que por 26 anos (1990 – 2016) defendeu o item 10 no Bumbódromo de Parintins e faleceu em dezembro do ano passado.
“Ele que era… é difícil falar do Marquinhos Azevedo, meu pai. Tive o privilégio de tê-lo como pai e privilegio mais anda de levar o legado dele para frente com bastante competência. Desde quando eu assumi como item oficial a gente vem em uma trajetória vitoriosa de cinco festivais, ganhamos quatro. Tenho certeza que ele era muito feliz me vendo no lugar dele, evoluindo”, disse Alexandre que é tripa desde o ano de 2017.
O entrevistado disse que está empolgado com a toada Málúú Dúdú (Boi Preto na língua yorùbá), composta por Adriano Aguiar, Tomaz Miranda e Gean Souza.
“A minha toada que todo mundo diz que vai ser a sensação do festival. A toada de evolução do boi. Uma toada dinâmica (…) É uma toada que vai impactar no Bumbódromo. A galera que gosta muito do festival e conhece a história do boi com certeza vai se emocionar”, declarou Azevedo.
Durante a entrevista, Alexandre falou sobre a primeira apresentação como tripa do boi Caprichoso nos anos 2000 em substituição ao pai no evento em Brasília (DF). Relembrou acontecimentos perigosos na arena com módulos alegóricos e também qual a toada preferida para evolução. Além disso em tom bem humorado falou sobre os memes na internet com o boi Garantido e também a preparação física para as três noites de apresentação. Assista ao episódio:

Sobre o podcast
É apresentado pelos jornalistas Dante Graça, editor executivo do acritica.com, e Laynna Feitoza, editora do caderno Bem Viver de A Crítica. O primeiro episódio teve como convidado o presidente do boi Garantido, Fred Góes, que falou sobre a preparação do bumbá para o festival. O segundo, teve como convidado Rossy Amoedo, presidente do boi Caprichoso, que entre os assuntos explicou sobre as mudanças no regulamento do festival. Todos estão disponíveis no canal do Youtube.
Fonte: A Crítica


